Sem Título-1Uma cozinha bem organizada definitivamente não é aquela em que ao abrir a porta do armário os utensílios caem e se espalham pelo chão. Princípio básico da organização, esconder a bagunça não resolve o problema e o tempo que se perde até encontrar a colher de pau ou aquele pote para colocar a salada de frutas já desanima quem vai se aventurar a testar as habilidades culinárias. Confira dicas de organizadoras profissionais para colocar os seus utensílios de cozinha em ordem.

Panelas, formas e potes

Panelas, formas e potes são os utensílios de cozinha que mais ocupam espaço dentro dos armários e gavetas, além de serem também os responsáveis por boa parte da bagunça dentro dos móveis. O ideal, para quem tem espaço sobrando, é guardar as panelas com suas respectivas tampas, acomodando-as lado a lado, seguindo ordem de tamanho. Porém, como a realidade da maioria das cozinhas modernas é justamente a falta de espaço, algumas empresas de utensílios comercializam panelas e potes que permitem a acomodação de uma peça uma dentro da outra.

O primeiro passo para acabar com a bagunça é selecionar, descartar ou consertar as panelas e potes que estão com algum problema, indica a home organizer Carla Cardoso.

Para não deixar as tampas soltas, uma sugestão é acomodá-las ao lado das panelas ou em caixas de plástico, indica Cecília Monteiro, home organizer e proprietária da consultoria Organiza Mais.

“As formas podem ser empilhadas ou até mesmo guardadas em pé e enfileiradas. Nesse caso, um nicho dentro do armário pode ser uma boa alternativa para guardá-las, inclusive as tampas das panelas”, explica Cecília. Carla sugere que as formas podem ser guardadas em outros armários, dependendo da frequência com que são usadas, e para melhor organizar as tampas é possível usar estruturas próprias, encontradas em casas de ferragens ou de utensílios para cozinha.

A intenção de organizar é tornar mais fácil o dia a dia, por isso os utensílios devem ficar sempre próximos ao fogão e à bancada onde os alimentos serão preparados. A mesma regra de empilhar vale para os potes que nunca devem ser guardados tampados. “Além de favorecer a proliferação de fungos e bactérias, potes plásticos podem reter cheiro quando vão para o armário e ficam fechados”, explica Carla. O ideal, segundo elas é que esses potes sejam de vidro, pois são mais fáceis de limpar e não retém odor dos alimentos que foram armazenados anteriormente. “Ao comprar esse tipo de utensílio para a casa, a pessoa já deve pensar em como ele será guardado e empilhado”, recomenda Cecília.

 

De R7.com